A Polícia Militar inicia hoje treinamento de dois dias para policiais e agentes de segurança privada que trabalharão nos eventos das Nações Unidas (ONU), em Curitiba, o primeiro de 13 a 17 e o segundo de 21 a 30. Civis e militares serão orientados pelo Comando de Operações Especiais (COE) sobre como agir em casos de ameaça de bomba. Nesses dias, estarão em Curitiba cerca de 5 mil pessoas de 188 países para discutir temas sobre a biodiversidade e a biossegurança. Todo o esquema de segurança será coordenado pelo Exército.

CARREGANDO :)

Participarão do treinamento 39 oficiais da PM, dois do Corpo de Bombeiros, três do Exército, um fiscal da Receita Federal, um guarda municipal e um investigador da Polícia Civil. Segundo o comandante da Companhia de Polícia de Choque, major Milton Isack Fadel Júnior, cada um transmitirá as técnicas aos profissionais de sua área de atuação. Além deles, foram convidados gerentes e encarregados de segurança de hotéis, shoppings e outros locais que concentrarão grande quantidade de pessoas durante os eventos da ONU.

O treinamento será no Estação Embratel Convention Center, com aulas teóricas e práticas. Eles vão aprender, entre outras coisas, a forma de agir em ocorrências de ameaça de bomba, os modos de varredura de uma área suspeita, noções básicas de explosivos e artefatos explosivos, previsão de danos no caso de explosão, mecanismos de ativação de um artefato, estudo de casos reais e a simulação de um caso. Os civis serão informados a quem recorrer numa situação real. O treinamento desses civis é importante, explica o major Fadel, porque são eles que vão agir antes da chegada da polícia num "evento de crise"

Publicidade

O Exército, que a princípio não colocará tropas nas ruas, ainda não tem definido o número de policiais e militares que trabalharão no período dos eventos da ONU, mas está fazendo reuniões com diversos órgãos de segurança pública para elaborar um planejamento. Cada polícia fará um planejamento próprio dentro de sua área de atuação, mas sob a coordenação geral do Exército.