• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

As crianças da comunidade da Vila Zumbi, em Colombo, na região metropolitana, tiveram um fim de semana diferente. Acostumados a ver a polícia sempre em ações diretas com bandidos, conheceram um outro lado dos profissionais de segurança, neste sábado, com a "Blitz da Cidadania". O evento organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) ofereceu diversos serviços a comunidade, como: atividades recreativas, confecção de carteira de identidade, atendimento médico e dentário, curso de primeiros socorros, orientação jurídica, orientações contra violência doméstica, da mulher e abusos de crianças e adolescentes.

Apesar de vários adultos participarem do evento, as crianças eram maioria. Elas puderam tirar fotos em motos, carros ou com uniformes de bombeiro. Também assistiram a uma peça de teatro de bonecos, pularam cama elástica, comeram pipoca e algodão-doce. Vitória Eli Ribeiro, de 4 anos, não tirava os olhos dos bonecos que ensinavam sobre a prevenção contra drogas. "É muito legal", disse.

Luiz Fernando dos Santos Ortiz, de 8 anos, pôde realizar parte de seu sonho no sábado. O menino, que sempre sonhou em ser bombeiro, pôde vestir a roupa completa, com capacete e tudo. "Eu sempre sonhei com isso. Quero ser bombeiro quando crescer", conta, emocionado.

Para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o projeto é uma oportunidade para buscar a extensão do trabalho policial na comunidade. "O evento muda a rotina. Nosso principal objetivo é a aproximação da polícia com a comunidade", explica.

A teleatendente Érica Patrícia de Oliveira, 25 anos, gostou da idéia, mas é realista em relação aos objetivos do secretário. "Particularmente, acho que essa aproximação com a comunidade acontece só no dia da festa", afirma.

O evento que ocorreu neste fim de semana na Vila Zumbi, já foi realizado também na Vila das Torres. A idéia da Sesp é ampliar o projeto e realizá-lo a cada semana em um local diferente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]