Um policial militar, ainda não identificado, foi flagrado furtando um aparelho de som de um carro estacionado na Rua Duque de Caxias no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. A ação criminosa aconteceu depois de uma série de ataques de arrombadores de carros, na mesma rua, todos com o mesmo objetivo: furtar aparelhos de som. A denúncia foi feita pelo ParanáTV nesta segunda-feira (7).
A cena, flagrada pela reportagem, mostra o exato momento em que a viatura de número 6333 do Policiamento Ostensivo Volante (Povo) pára ao lado de um veículo aberto. Os policiais descem da viatura e, com uma laterna, um deles começa a olhar para dentro do veículo. O que parecia ser uma preocupação se transformou em crime.
Durante vários minutos, os dois ficam vigiando a rua e o carro, até que um policial entra e retira o aparelho de som do painel. Assim como os arrombadores, a ação é rápida. Em segundos, ele sai com o som escondido embaixo de uma prancheta.
Em seguida, vai para dentro da viatura, deixa o som e devolve a prancheta para o outro policial. Depois o carro é revistado novamente por vários minutos e o mesmo policial que levou o som retira mais um objeto de dentro do carro e leva para a viatura.
Arrombadores
O aparelho de som também é o alvo de arrombadores, que quebram vidros, entortam portas e chegam até a abrir o capô do carro para arrancar a buzina para que o alarme não dispare. Enquanto alguns vigiam, outros abrem os carros e levam os aparelhos de som. E como há mulheres entre os bandidos, eles se fazem passar por namorados. Em questão de segundos, os bandidos, jovens bem vestidos, entram e arrancam o som do veículo.
Os ladrões atacam em série. É impossível calcular quantos vidros quebram em uma noite, quantas portas entortam para abrir os carros. E, sem a menor preocupação, examinam os objetos que roubam e jogam fora o que não interessa. Em vários momentos, parecem estar se divertindo.
Até mesmo um guardador de carros foi flagrado recebendo o dinheiro de uma motorista e, pouco depois, arrombando o veículo que deveria "cuidar".
Os donos do carro não demoram a chegar. O casal parece inconformado com o que encontra. Diante do desespero da mulher, os policiais nada fazem e os proprietários do veículo vão embora sem o som.
Secretaria de Segurança determina prisão do policial Minutos depois das imagens do flagrante, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, por meio de sua assessoria, informou que determinou a prisão imediata dos dois policiais que foram flagrados furtando o aparelho de som no Largo da Ordem.
"A atitude enérgica da Secretaria será a mesma que sempre é tomada nos casos onde bandidos se fingem de policiais para cometer crimes", diz a nota.
"O objetivo da Secretaria neste caso é a prisão e a conseqüente expulsão dos quadros da corporação para que sirva de exemplo a todos os que tentarem abusar do uso da farda para cometer crimes", conclui o documento.
Superiores cobram providência
Em entrevista à reportagem da Gazeta do Povo, o coronel Avelino José Novakoski, comandante do policiamento da capital, disse que não viu as imagens do flagrante, mas que já havia recebido telefonemas de superiores cobrando uma providência.
"Estou surpreso com essas informações. Jamais poderíamos tolerar a conduta marginal de dois policiais na corporação", resumiu.
Polícia faz operação no Largo da Ordem
O delegado Rubens Recalcati, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, disse que estava prevista para a noite desta segunda-feira uma operação para coibir roubos e furtos na região do Largo da Ordem. Apesar da veiculação das imagens do flagrante, Recalcati garantiu que a ação vai acontecer.
Nada mudou
Em outubro do ano passado, o ParanáTV mostrou vários arrombamentos no mesmo local, o centro histórico da capital. E parece que nada mudou. Os ladrões roubam todas as noites; nos finais de semana, quando centenas de pessoas vão aos bares do Largo da Ordem, e durante a semana, quando o local fica bem mais tranqüilo.
São sempre as mesmas pessoas, jovens bem vestidos, agindo no mesmo lugar e roubando do mesmo jeito. A novidade desta vez foi a presença de policiais militares cometendo os crimes.
Interatividade:
Você fica tranqüilo quando deixa seu carro estacionado no Centro de Curitiba? Você está satisfeito com o policiamento na capital? Dê sua opinião. Participe do fórum