Olhar eletrônico
34 câmeras serão instaladas em áreas de grande circulação de pessoas, na primeira fase do projeto.
Ponta Grossa A quarta maior cidade do estado, com 295.383 habitantes, será a segunda cidade paranaense a instalar câmeras de seguranças nas ruas de maior movimento. O sistema está sendo testado e deve começar a funcionar em 15 dias. Serão 204 câmeras fazendo o monitoramento das ruas de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
A vigilância eletrônica nas ruas não é novidade no estado. Curitiba já faz uso desse sistema, mas com um número menor de câmeras. Londrina está com o projeto em fase de licitação e em Maringá há um projeto de lei que aguarda ser sancionado pelo prefeito.
Nesta primeira fase, serão instaladas em Ponta Grossa 34 câmeras nas áreas de grande circulação de pessoas, como a saída do Terminal Central, o calçadão, o Parque Ambiental e o Ponto Azul. Segundo o presidente da autarquia de trânsito e transporte, coronel Edimir de Paula, a cidade terá um centro integrado de informações.
Idéia
Para criar o projeto de monitoramento, Ponta Grossa se inspirou nos sistemas de segurança de cidades como Chicago e Nova Iorque, dos Estados Unidos. O objetivo, segundo a autarquia de trânsito, é reduzir custos e inibir crimes nos locais vigiados.
Uma segunda fase do projeto prevê a instalação de totens de segurança nas localidades rurais em que outros meios de comunicação são deficitários. Existe um teste em andamento em Itaiacoca, distrito de Ponta Grossa, onde não há cobertura de celular. Junto ao equipamento de segurança haverá uma cabine com um aparelho que transmite informações via rádio para que o morador relate os acontecimentos para os responsáveis pela segurança.
Experiência
Em Curitiba, o monitoramento funciona há quase sete anos. Na ocasião foram instaladas câmeras de segurança na Rua XV de Novembro. São 14 câmeras que vigiam o trecho do calçadão entre a Praça Osório e a Praça Santos Andrade. Segundo Itamar dos Santos, Secretário Municipal da Defesa Social, desde outubro de 2000, quando foram instaladas as câmeras, houve uma redução de até 80% de ocorrências criminais no local. Para o segundo semestre de 2008 está prevista uma ampliação do sistema em Curitiba, podendo abranger ruas do Centro e do Largo da Ordem.
Em Londrina, já há uma câmera de teste no calçadão da Avenida Paraná. Ao todo, estão programados entre 40 e 60 pontos de vigilância. As primeiras câmeras adquiridas pela prefeitura devem ser instaladas no início do segundo semestre.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora