A Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, confirmou na terça-feira (11) mais dois casos de meningite na cidade em uma criança de um ano e outra de sete. Elas foram internadas com os sintomas da doença no fim de semana e deixaram na terça a área de isolamento. A Vigilância Epidemiológica da cidade ainda espera o resultado dos exames para saber o tipo de meningite das crianças.
Com os dois casos confirmados, sobem para 36 as ocorrências da meningite em Ponta Grossa, 12 delas do tipo mais grave, a meningocócica, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No Paraná já são 1.189 casos de todos os tipos de meningite, com 82 mortes, neste ano.
A Sesa descartou a possibilidade de um surto da doença no estado, mas considera a situação grave, especialmente porque os casos de meningocócica aumentaram rapidamente neste ano. Em abril havia 40 notificações e 7 mortes no estado. Em 3 de julho, eram 94 casos e 27 vítimas fatais. Apesar de acompanhar a média de ocorrência do ano passado, as mortes deste ano já superam 2005. Em Ponta Grossa, por exemplo, morreram oito pessoas no ano passado, e neste ano já são dez.
Foz do Iguaçu
Depois de quase seis meses, o alerta voltou à região de Foz do Iguaçu. Na terça-feira, equipes de saúde do Paraguai confirmaram três mortes por meningite em Ciudad del Este. No início do ano, Foz do Iguaçu registrou 93 casos de meningite, cinco deles de meningocócica B, que matou uma pessoa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora