Atualizado em 05/12/2006, às 20h00
O trânsito sobre a ponte do Rio Xagu, na BR-277, em Laranjeiras do Sul, região Central do estado, foi parcialmente liberado nesta terça-feira. A restrição é para veículos com mais de 5 toneladas que trafegam no sentido capital/interior. A ponte ficou completamente bloqueada por 8 horas, depois de um acidente entre dois caminhões, no início da noite desta segunda-feira (4).
Um veículo carregado de óleo diesel se chocou com outro que transportava grãos e explodiu sobre a ponte. O motorista, Adair Vogel, 46 anos, que estava no caminhão que tombou sobre a ponte morreu no local. A segunda carreta envolvida no acidente era conduzida por Jamir José Zanatto, que saiu ileso.
A passagem de carros leves foi liberada por volta das 2h desta terça. Os caminhões estavam completamente proibidos de cruzar a ponte até as 16h. A liberação total, segundo informações da concessionária Rodovia das Cataratas, só deve acontecer no prazo de 24 a 48 horas.
Como parte da carga de diesel vazou, barreiras foram colocadas no rio, a 300 metros de onde aconteceu o acidente, para tentar conter o vazamento. Os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) dizem, segundo a Agência Estadual de Notícias, que ainda não há como medir os danos causados ao meio ambiente.
Amostras de água foram recolhidas para saber o nível de contaminação. O resultado deve ser divulgado em 15 dias.