A ponte sobre o Rio Iguaçu na BR-476, em São Mateus do Sul, no Sul do estado, deve ser reaberta nesta quinta-feira. Problemas na ponte e divergências entre os governos estadual e federal sobre quem faria os reparos provocaram a interdição daquele trecho de estrada há cerca de um mês.
A notícia da reabertura, segundo o jornal Gazeta do Povo, trouxe um alento para empresários e comerciantes que têm na rodovia a única fonte de renda e que, há um mês, amargam a queda nas vendas e no movimento. Junto com o bloqueio, vieram as demissões e conseqüentemente o aumento no desemprego na cidade. "A liberação da ponte é uma questão social", afirma o prefeito, Francisco Ulbrich.
A situação fica mais complicada para quem depende de caminhões para movimentar cargas. No trecho interditado pelo governo estadual só é permitida a passagem de carros pequenos. Uma olaria na BR-476, próxima a São Mateus do Sul, parou a produção por falta de espaço para armazenagem. Cerca de 150 mil tijolos estão parados no depósito aguardando o transporte para outras cidades. "Se a gente não entrega os tijolos, o dinheiro não entra", diz o funcionário Tadeu Marsczaokozki, que já teme perder o emprego de 25 anos.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora