• Carregando...

É quase unânime dentro do PT o apoio ao lançamento de um candidato do partido à presidência da Câmara, não obstante a preferência de Lula pela manutenção de Aldo Rebelo (PC do B-SP) nessa cadeira estratégica. As diversas correntes internas chegaram muito perto de decidir votar uma resolução pró-candidatura própria no encontro do Diretório Nacional, que acontece hoje e amanhã em São Paulo. Recuaram por concluir que seria um gesto demasiadamente aberto de desafio a Lula – que, até ontem, anunciava a disposição de comparecer à reunião. Mas a decisão de lançar um nome na disputa permanece intacta. Tornou-se um fator de unificação em meio à crise petista.

***

Manual – A bancada do PT na Assembléia paulista tentará hoje um encontro com Lula, caso o presidente compareça mesmo à reunião do Diretório Nacional. Quer pedir orientações sobre como fazer oposição ao governo Serra. Nome em vão – Da página na internet do deputado federal eleito pelo PT de Minas preso anteontem pela Polícia Federal por suspeita de crime financeiro: "Juvenil Alves busca no exemplo de Cristo a inspiração para seguir em frente em sua jornada". Genético 1 – O único momento saia-justa do almoço dos governadores aliados a Lula, anteontem em Brasília, foi provocado por Cid Gomes (PSB), do Ceará. Ele se queixou da disposição dos colegas à mesa. Marcelo Deda (PT-SE), Wellington Dias (PT-PI) e Jaques Wagner (PT-BA) ocupavam a cabeceira. Genético 2 – "Da próxima vez, providenciem uma mesa quadrada. Em encontro de governadores não pode ter cabeceira", bronqueou o irmão mais novo de Ciro Gomes.

Ressaca – O senador José Jorge (PFL-PE), vice na chapa presidencial de Geraldo Alckmin, retornou esta semana a Brasília depois de alguns dias de descanso pós-eleitoral. Contou que, no auge da campanha, chegava a ter pesadelos com o colega Heráclito Fortes (PFL-PI) jogando dominó nos vôos entre uma cidade e outra.

Trilho curto – Cálculos da equipe de transição tucana projetam um novo reajuste do bilhete do metrô paulistano dentro de 18 meses, às portas da campanha de 2008. Se o valor definido por Cláudio Lembo (PFL) fosse R$ 2,40, em vez de R$ 2,30, o aumento, dizem os técnicos, ocorreria apenas depois da eleição. Analgésico – O médico José Manoel de Camargo Teixeira foi novamente escolhido para comandar o Hospital das Clínicas de São Paulo. Se por um lado ele terá de resolver a crise financeira do Incor, de outro irá inaugurar em dezembro o novo Instituto Doutor Arnaldo, que agregará 726 leitos ao complexo hospitalar. Caminho livre – A foto de Orestes Quércia ao lado de Lula era tudo o que a oposição a ele na disputa pelo Diretório Estadual queria para se reunir com José Serra (PSDB). O ex-governador acusa os adversários de serem contra a "independência" do PMDB. Estresse – O que mais se vê na Câmara é deputado às voltas com problemas na prestação de contas de campanha, cujo prazo final é terça-feira. Os TREs aumentaram o rigor no quesito recibos. Pacotão – A Câmara deve incluir na pauta da semana que vem medidas de interesse do Judiciário, entre elas as de reajustes de salário. A presidente do STF, Ellen Gracie, estará presente em reunião de líderes com Aldo Rebelo (PC do B) para detalhar propostas. Abecedário – O PSC, que já conversou com o PV e com o PTB, agora discute a possibilidade de integrar o PR, que, por sua vez, vem a ser a fusão do PL com o Prona.

TIROTEIO

* De Marcelo Semer, presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia, sobre o Conselho Nacional de Justiça.

– O CNJ recriou as férias forenses e quer furar o teto salarial pagando jetons a seus membros. Corre o risco de se tornar um órgão de "descontrole externo" do Judiciário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]