"Todo aquele volume de água, com tonalidades diferentes conforme a altura da cascata e o brilho que o vapor reflete no céu com certeza, as Cataratas do Iguaçu são uma das maiores belezas naturais do mundo". É como quem fecha os olhos e vê a paisagem à sua frente que a mineira Cláudia Lamassa, 43 anos, descreve o cartão-postal paranaense que ela conheceu em uma viagem quando era criança. O brilho, as curvas da água e os tons de azul que ficaram na memória da designer de jóias viraram pulseira premiada: inspirada nas Cataratas, ela ganhou o primeiro lugar da categoria Sul do 13.º Prêmio IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) de Design de Jóias.
Pontos turísticos do Paraná inspiraram os três primeiros lugares da categoria Sul do concurso. Além das águas de Foz do Iguaçu, as luzes e formas da Ópera de Arame, em Curitiba, serviram como base do projeto de uma pulseira e um par de brincos que ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocações do prêmio, que propôs a escolha de pontos turísticos brasileiros como fonte de inspiração para criação de jóias, em categorias que correspondiam à região do local escolhido. Nenhum paranaense ficou entre os finalistas. Ao todo, o prêmio teve 420 inscritos.
A designer paulista Camila Rossi, 27 anos, ficou na terceira colocação na Região Sul com brincos inspirados na geometria e iluminação da Ópera de Arame. "Fiz o projeto baseado em fotos porque gostei muito das formas geométricas da Ópera, nunca estive em Curitiba. Agora é compromisso meu visitar a cidade", diz. Os curitibanos que quiserem conhecer as obras inspiradas no Paraná e outros estados brasileiros podem conferir as 15 peças finalistas do concurso em exposição no Shopping Crystal Plaza, aberta sexta-feira. As jóias já foram expostas no Rio de Janeiro, São Paulo, Las Vegas e Los Angeles (Estados Unidos), além de Milão (Itália).
Segurança
Um esquema especial de segurança vai ser montado na exposição. "O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope, da Polícia Civil) vai fazer o policiamento do evento, para que tudo corra com a maior segurança", informa o presidente da Associação de Joalheiros do Estado do Paraná (Arjep), Tufy Geara. Esta é a primeira exposição de jóias que Curitiba recebe. "Esperamos de dois a três mil visitantes", diz Geara.
Os organizadores da exposição não comentam o valor das peças ou o seguro da exposição. Só o prêmio: R$ 5 mil ao primeiro colocado e viagens para pontos turísticos. O total de investimento do concurso, com patrocínio do ministério do Turismo e do IBGM, foi de R$ 2 bilhões, incluindo a premiação, material de divulgação, exposições e festa.
As peças são luxuosas: só a pulseira inspirada nas Cataratas utiliza mais de 1,4 mil diamantes, 160 pedras de iolita, 120 pedras de topázio azul, 60 pedras de água marinha e 150 gramas de ouro branco.
Serviço: Exposição de Design de Jóias Destinos do Brasil. De 11 a 25 de agosto, das 14 às 21 horas, no Shopping Crystal Plaza (piso do cinema). Entrada Franca.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora