As primeiras análises da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2007), divulgadas nesta terça-feira (7) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam que a população brasileira deve atingir o seu máximo em 2030, com um contingente de, aproximadamente, 204,3 milhões de pessoas.
Para 2035, entretanto, o Instituto projeta um contingente menor, de 200,1 milhões de pessoas no país. Este contingente é resultado, principalmente, da diminuição da mortalidade acompanhada pela queda na taxa de fecundidade, já identificadas anteriormente no país.
De acordo com o Ipea, a mudança mais importante é o envelhecimento da população: a população com menos de 15 anos, por exemplo, representava 33,8% da população total em 1992. Em 2007, esse indicador caiu para 25,2%. Já a população com mais de 60 anos respondia por 7,9% da população brasileira em 1992 e passou a representar 10,6% da população. "Em 2030, teremos uma estrutura etária super envelhecida, o que terá reflexos no mercado de trabalho e mudança nos arranjos familiares", avalia a técnica do Ipea Ana Amélia Camarano.
Crescimento entre os idosos
Outro dado ressaltado pelo Instituto é o crescimento da população com mais de 80 anos. Entre 1992 e 2007, sua participação na sociedade aumento em 1,6 milhões de pessoas, passando de 1% para 1,4% da população.
Os dados apresentados nesta terça-feira mostram, ainda, que aumentou a proporção de idosos chefes de família, chegando a 13 milhões em 2007. Além disso, esses idosos contribuíam com mais da metade da renda familiar, em uma média de 54,9%.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião