A população do Paraná será de cerca de 11,2 milhões de habitantes no ano de 2020, segundo as projeções populacionais divulgadas nesta segunda-feira pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A variação percentual representa um aumento de 17% da população paranaense no período 2000-2020.

CARREGANDO :)

Neste mesmo período, a taxa de crescimento anual da população deve apresentar queda de 65%. No ano de 2007, a população total do estado está projetada em 10,4 milhões de habitantes. As informações sobre o estudo foram divulgadas no site oficial do governo do estado.

O presidente do Ipardes, José Moraes Neto, explica que as projeções populacionais têm como principal propósito subsidiar os planejadores, tanto das esferas públicas quanto dos setores privados, na delimitação de cenários futuros de atuação e na formulação de políticas de curto e médio prazo voltadas a clientelas específicas.

Publicidade

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD –, do IBGE, disponíveis para os primeiros anos da década de 2000, indicam que o Paraná continua mantendo a tendência do final dos anos 1990 de receber um volume de migrantes bem próximos do volume que o estado perde para outras regiões brasileiras.

Regiões metropolitanas

No caso das regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina, no Norte do estado, e Maringá, no Noroeste, as projeções apontam um crescimento da população acima do nível do estado, devido às migrações das pessoas para estas regiões. Das dez mesorregiões paranaenses, apenas duas – Centro-Oriental e Oeste – devem manter em 2020 o mesmo peso populacional no conjunto do estado apresentado em 2000. A região metropolitana de Curitiba, que em 2000 concentrava 32% da população estadual, poderá estar concentrando 44%, em 2020.

A metodologia de cálculo e os parâmetros demográficos que embasaram estas projeções do Ipardes foram definidos em conjunto com os demógrafos da Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS), do IBGE.