Em um dos bicicletários foi encontrada água parada, que pode virar criadouro do mosquito da dengue

CARREGANDO :)

Construídos há três anos, os bicicletários de Curitiba não estão sendo utilizados. Uma reportagem do ParanáTV 1ª edição, desta terça-feira (1º), mostrou que alguns destes espaços estão abandonados e depredados. O bicicletário que fica na Avenida Presidente Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria, foi pichado e a porta está quebrada. Além disso, havia água acumulada no local, que pode virar criadouro do mosquito da dengue.

Já o bicicletário do Jardim Botânico, está com o portão cadeado, impedindo a utilização. O assistente administrativo, Roberson Beloto, criticou a implantação do bicicletário no local. "Ele está dentro de um parque onde é proibido circular de bicicleta. É contraditório", disse, em entrevista ao telejornal.

Publicidade

Ao todo o município possui seis bicicletários: no Parque São Lourenço, no Jardim Botânico, no Centro Cívico (próximo à praça Nossa Senhora de Salete), nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho e do Carmo e na Arthur Bernardes. Eles têm 45 metros quadrados e foram construídos pela empresa Clear Channel Adshel, responsável pelo mobiliário urbano da cidade.

A prefeitura já realizou duas licitações para conceder à iniciativa privada a administração dos bicicletários, que além do serviço de estacionamento ofertariam serviços de conserto, venda e aluguel de bicicletas e peças. No entanto, não houve empresas interessadas.

De acordo com o telejornal, a prefeitura informou em nota que já há estudos para utilização dos bicicletários dentro de um plano diretor cicloviário, mas ainda sem data para sair do papel.