O governo do estado e a prefeitura de Curitiba descobriram no atendimento ao público uma nova ferramenta de orientação para tomada de decisões administrativas. Só no primeiro semestre deste ano, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria-Geral (Seoge) já instaurou mais de 3.374 procedimentos, número 77% maior que o total registrado no ano passado. Já a Central de Atendimento da administração municipal comemora um aumento de 36% no número de ligações recebidas de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2004.

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"Nós estamos conseguindo fazer com que o cidadão ponha a cabeça para funcionar e participe do governo", diz o gerente de atendimento da Seoge, Walter Gonçalves. De acordo com ele, por meio da Ouvidoria o governo consegue identificar as prioridades e definir as ações corretivas e preventivas de cada secretaria ou órgão. Gonçalves aponta que a Seoge conseguiu resolver um problema que existia nas grandes estruturas. "Antes não adiantava o cidadão ligar para a Polícia Militar, por exemplo, para reclamar de alguma coisa, porque a reclamação nunca chegaria ao comandante", explica.

Para manter a satisfação do público, a Ouvidoria tenta garantir sempre uma resposta. "Às vezes, as pessoas até estranham porque damos retorno, mas essa é a nossa principal obrigação. Queremos provocar e mostrar para o cidadão que ele pode promover mudanças se fizer a sua parte", diz o gerente de atendimento do órgão. Com essa intenção, o governo do estado também está incentivando a criação de ouvidorias em prefeituras paranaenses. Até agora, já são 70 municípios. "Estamos firmando convênios e isso garante que pessoas que procuram as prefeituras vão ter uma resposta, mesmo que o assunto seja de âmbito estadual", explica.

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No estado, segundo o levantamento feito no primeiro semestre deste ano, as principais reclamações são na área de administração geral, somando 937 casos. Foram feitas denúncias sobre uso indevido de veículos oficiais, pedidos de informações sobre concursos, cargos e salários e programas de governo e registros sobre instalações imobiliárias e equipamentos.

Investimentos

O assessor de marketing da Central de Atendimento da prefeitura, Rafael Ramagem, explica que os telefonemas ajudam a administração municipal a definir até questões de investimentos. Foi assim com a criação da Administração Regional da Cidade Industrial, neste ano. Ramagem lembra que as solicitações da população do bairro eram bem peculiares e que o atendimento era muito demorado porque o bairro era atendido por três regionais diferentes. "Até descobrirmos qual regional era responsável por aquela área, o trabalho já tinha atrasado. Com as reclamações, descobrimos que tínhamos de fazer a unificação das regionais para melhorar o atendimento", diz a coordenadora da Central, Simone Biscaia. Para ela, a participação da população determina o resultado das ações governamentais. "A partir do momento que o cidadão se dispõe a colaborar com a prefeitura, o resultado será satisfatório", afirma.

Ela explica que, desde o segundo semestre de 2004, a Central 156 passou a operar de forma totalmente automatizada, representando uma melhoria significativa no sistema. "O novo modelo permite que a solicitação fique cadastrada e que haja um acompanhamento contínuo sobre o atendimento." Além da coleta de lixo, que comumente é o serviço com maior índice de solicitações, a comunidade procura também a Central para pedir obras de melhoria e pavimentação de ruas e iluminação pública.