Atividades marcam o Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março
Quem passar pela Praça Rui Barbosa, em Curitiba, desta terça-feira (10) até sexta-feira (13), poderá fazer exame gratuito para diagnosticar problemas renais. A ação é organizada pela Fundação Pró-renal e faz parte das atividades do Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 12 de março.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, o coordenador da campanha, José Eduardo Carvalho, disse que o diagnóstico precoce é importante porque a doença renal é silenciosa. "Quando apresenta sintomas já está em estágio muito avançado e o paciente terá que se submeter a diálise ou transplante", explicou. De acordo com carvalho, se a doença for descoberta no início, o médico nefrologista pode administrar um tratamento ao paciente que vai lhe oferecer uma vida normal. Pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes estão mais propensas a sofrer problemas renais.
Os exames de urina para verificar o funcionamento dos rins estão sendo feitos das 9h às 17h. Quem for até o local também vai passar por uma avaliação da pressão arterial. "O resultado sai na hora e a pessoa é orientada como deve proceder", afirmou o coordenador da campanha. Campo Mourão
Em Campo Mourão, região Centro-Oeste do estado, também haverá campanha de orientação e prevenção das doenças renais. Entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12) será montado um estande no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da cidade. Servidores e alunos do Campus poderão verificar sua pressão arterial no local.
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Pedir o impeachment de Lula ou não? A divisão da direita nas manifestações
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora