Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Por causa do temporal, 1,6 mil moradores do Xaxim ficam 36 horas sem água

Após quase 36 horas sem água, aproximadamente 1,6 mil moradores do Xaxim tiveram o abastecimento restabelecido por volta do meio-dia desta sexta-feira (16). O fornecimento foi prejudicado, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), pelo temporal registrado na madrugada de quinta-feira (15) . Com a falta de luz provocada pelas chuvas, a subestação não pôde retomar o fornecimento de água para 518 residências do bairro, que estava interrompido desde a noite de quarta-feira (14) para obras de manutenção na tubulação da rede.

A comerciante Inês Vieira Dantas reclama que não havia sido informada do corte e que só ficou sabendo quando começou a faltar água. "Quinta-feira amanheceu sem abastecimento", lembra. "Como temos caixa d’água aqui em casa, conseguimos nos virar até o fim do dia, mas nesta sexta-feira não tem mais o que fazer", diz.

Inês, que mora com o marido e três filhas na Rua Frederico Lampe, conta que teve de ir até a casa da mãe para poder tomar banho. "Hoje não vou poder cozinhar e vou ter que sair para almoçar e jantar", reclama. Ela conta que soube de vizinhos que se viram obrigados a comprar água mineral para poder dar banho em crianças. "Uma vizinha minha chamou um técnico da Sanepar na quinta-feira, e ele disse que não havia constatado a causa da falta de água", afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, o problema atingiu 518 casas nas ruas Frederico Lampe e José Brum, o que corresponde a cerca de 1,6 mil pessoas. No fim da tarde de quarta-feira, técnicos foram para o local para realizar a substituição de tubos que estavam danificados na região. O trabalho deveria acontecer durante a madrugada para não prejudicar os moradores, mas, com a queda de energia provocada pelo temporal, o abastecimento não pôde ser retomado.

Na manhã de quinta-feira, quando o fornecimento de luz foi restaurado, foi constatado outro ponto de vazamento nas tubulações e o corte na água foi mantido. As equipes da Sanepar trabalharam no local, e restabeleceram o abastecimento por volta do meio dia.

A assessoria de imprensa da Sanepar explicou ainda que o técnico chamado pela vizinha de Inês não havia sido informado do problema nas tubulações. Em chamados individuais, o serviço padrão dos técnicos é verificar os problemas de abastecimento apenas no interior da residência, segundo a companhia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.