Veja imagens dos voos rasantes da aeronave
- video
A polícia deve usar imagens de voos rasantes do avião que caiu em um shopping em Goiânia para saber se o piloto arremessou ou não a aeronave contra o estacionamento. Um empresário que perdeu o carro afirmou que por segundos não morreu. A tragédia aconteceu na quinta-feira (12). Segundo a polícia, Kleber Barbosa da Silva agrediu a mulher e seguiu, com a filha, até um aeroporto, em Luziânia (GO), onde roubou o avião. O pai e a criança morreram.
Funcionários do aeroporto de Goiânia gravaram o avião dando voos rasantes. Eles ficaram assustados com as manobras e se apressaram em tirar todo o combustível próximo ao pátio do aeroporto. "Colocamos [os caminhões de abastecimento] na base, no estacionamento lá embaixo, para não acontecer coisas piores. Tenho de 23 a 24 anos de trabalho e nunca vi uma coisa dessa", contou um funcionário, que não quis se identificar.
As operações do terminal aéreo foram suspensas, por cerca de uma hora, por segurança. Até a torre de controle foi evacuada. "A intenção dele era bater na torre. Ao se aproximar na torre, ele deu uma manobra evasiva para a direita", afirmou o coronel da Aeronáutica, Milton Ananias.
O avião foi roubado à tarde, em Luziânia. Segundo o diretor do aeroclube, João Abreu, Silva enganou o piloto dizendo que queria fazer um voo panorâmico com a filha, de 5 anos. "Ele apontou um revólver na cabeça do piloto e assumiu o controle da aeronave", disse.
Com o avião, Silva seguiu para a capital goiana. Assim que foi notificada do roubo, a Força Aérea Brasileira (FAB) determinou o acompanhamento da aeronave com um Mirage, que emparelhou. Um segundo avião, um Tucano, perseguiu o tempo todo a aeronave roubada, mas ninguém conseguiu fazer contato com o piloto.
O voo foi filmado por um sargento de dentro de helicóptero da Polícia Militar. As imagens mostram o avião roubado sobrevoando bairros de Goiânia. Um cinegrafista amador registrou a proximidade da aeronave e de um prédio. Minutos depois, aconteceu a tragédia.
O avião destruiu árvores e deixou 23 carros danificados. Ninguém estava no estacionamento. "Por segundo, não morri", disse o empresário Agner Rodrigues da Costa. "Foi o estrondo mais terrível do mundo."
Crise
Testemunhas disseram que o homem que causou a tragédia era visto como depressivo. O casamento de 6 anos passava por uma crise. Segundo a polícia, antes de roubar avião, ele forçou filha e mulher a entrarem no carro. Em uma rodovia, o casal discutiu, ele usou um extintor de incêndio para agredir a mulher e a jogou na pista, com o veículo em movimento.
O policial rodoviário Rodrigo Lobo socorreu a vítima. "Ela estava muito temerosa com relação à vida dessa criança", disse ele, referindo-se à filha do casal.
Durante o voo, Silva desligou o rádio e o transponder da aeronave. Um tio da mulher dele tentou contato pelo celular. "Por duas vezes, eu tentei, mas ele não ouvia. Ele estava determinado", disse o policial Adão Mota.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião