O canal Porta dos Fundos divulgou neste domingo (22) um vídeo com piadas machistas contra a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, do Partido Novo. As imagens insinuam falsamente que a candidata seria garota de programa, teria mantido casos amorosos com dirigentes do Novo, participado de orgias e só teria vencido a eleição por "vazar nudes". O vídeo foi retirado do ar nesta segunda-feira (23).
Indiara Barbosa lamentou o fato de o Porta dos Fundos associar o sucesso da sua votação com conotação sexual. "Temos muito trabalho para mudar essa cultura retrógrada", afirmou em seu perfil no Twitter.
Leia também: "Vídeo do Porta dos Fundos não é machista porque não existe machismo na esquerda"
O Partido Novo repudiou veementemente o conteúdo. "É uma falta de respeito, não só com nossa vereadora eleita", afirmou em seu perfil no Twitter, "mas com todas as mulheres que tiveram coragem de se candidatar a um cargo público, independentemente do partido".
A candidata também está recebendo apoio de outros políticos e humoristas. O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (DEM-SP), questionou o silêncio de perfis de esquerda no Twitter: "Amigxs PAREM TUDO! Fizeram um vídeo insinuando que a Manuela d'Ávila só foi candidata pq transou com alguém do PCdoB e que só ganha eleição se vazar nudes! - Ah, era o Porta dos Fundos zoando uma mina X do partido NOVO. Deixa pra lá, então".
O economista Pedro Menezes comentou: "Já tem alguém listando as empresas associadas ao Porta dos Fundos para marcar no Twitter e perguntar o que acharam desse último vídeo?". Em resposta, alguns internautas explicaram que perfis no Twitter como o do Sleeping Giants só "militam" por personagens de esquerda.
Procurada por e-mail, a produtora respondeu que "o grupo Porta dos Fundos comunica que a personagem Yollanda, que aparece na esquete "Yollanda Vereadora" publicada no canal do Youtube do grupo no último domingo (dia 22) de fato não é a recém eleita vereadora Indiara Barbosa. Yollanda é uma criação de ficção e humor. Ela existe há 9 anos e, dentro do seu universo, explora a sua sexualidade livremente. O Porta dos Fundos acredita que o Brasil precisa de mais mulheres em cargos públicos". Após esse esclarecimento, o Porta dos Fundos divulgou uma nota pública e retirou o vídeo do ar.
Leia também: Por que o Porta dos Fundos ataca tanto os cristãos?
E também: Declaro aberta a temporada de textos sobre o Especial de Natal do Porta dos Fundos
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora