Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fronteira

Portaria tem conflito com lei

O advogado e ex-procurador da Fazenda Nacional em Foz do Iguaçu, José Alexandre Saraiva, aponta incompatibilidade entre as ações da Receita Federal e a legislação dos trâmites aduaneiros como o principal entrave na fiscalização.

A proibição de parcelamento da cota de isenção de US$ 300 no período de 30 dias é um dos casos que julga conflitante. Mesmo não usufruindo todo o valor, turistas e moradores da região são obrigados a pagar os impostos, caso retornem antes do prazo estabelecido.

A Decisão 18/94 do Mercosul indica que a isenção mensal não pode ser inferior US$ 150. Mas a Portaria 39/95 dá poderes à Receita para estabelecer critérios de disciplina ao benefício. "O secretário da Receita, portanto, extrapolou a lei maior".

O advogado orienta que mesmo diante da arbitrariedade, não deve haver resistência por parte do cidadão. Recomenda que aquele que se sentir lesado procure os meios processuais legais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.