Os portões do Sambódromo do Anhembi foram abertos para a entrada do público às 17h desta sexta-feira (12). Sete escolas de samba do grupo especial desfilam nesta noite, primeiro dia do carnaval em São Paulo, no Anhembi. A Imperador do Ipiranga será a primeira a se apresentar e abrirá a série.
O estacionamento do local conta com 5 mil vagas. O custo é de R$ 25 para automóveis e R$ 15 para motos. A entrada para o estacionamento deve ser feita pela Rua Marechal Leitão, nos portões 3, 4, 5 e 6 (ao lado do Clube Espéria). As informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa da SP Turis, administradora do sambódromo.
As escolas na capital carioca se apresentam em 14 e 15 de fevereiro. Na capital paulista, outras sete escolas desfilam, ainda, na noite deste sábado (13).
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, a abertura da festa no Anhembi está prevista para 21h e será feita pela Afoxé Iyá Ominibu.
Confira a ordem das agremiações se apresentam nesta sexta no Anhembi, de acordo com a Liga:
Imperador do Ipiranga
A entrada da primeira escola está prevista para aproximadamente 23h15, segundo o site da Liga. O enredo "Da antiguidade à tecnologia: medicina, a nobre arte de salvar vidas" fala principalmente da evolução da medicina no decorrer do tempo. O abre-alas da escola terá 80 metros de comprimento e a alegoria deve ter 123 esculturas.
Leandro de Itaquera
Com o enredo "Sob um manto de amor e paz, sou Leandro de Itaquera desfilando o vermelho e branco no meu carnaval", a Leandro de Itaquera é a segunda escola a entrar na avenida. As alas devem desfilar com diversos significados das cores. Nas 27 alas da escola, significados das cores vão surgindo. A paz e o amor e a representação do vermelho e do branco nas religiões também devem ser lembrados pela escola. Previsão de entrada na avenida: 00h10.
Acadêmicos do Tucuruvi
A chegada do carnavalesco Wagner Santos à Acadêmicos do Tucuruvi foi mais um motivo para homenagear a cidade de São Luís do Maranhão. A escola da Zona Norte paulistana é a terceira agremiação a se apresentar no Anhembi com o enredo "São Luís do Maranhão: um universo de encantos e magias". A escola está desde 1986 sem ganhar um título. Previsão de entrada na avenida: 1h05.
Mancha Verde Comemorando 10 anos de existência, a Mancha Verde leva à avenida o enredo "Aos Mestres com Carinho, Mancha Verde ensina como criar identidade". A escola é a quarta a desfilar no primeiro dia do carnaval em São Paulo. O samba não vai se referir a apenas os professores, mas sim de educação em geral. Previsão de entrada na avenida: 2h.
Unidos de Vila Maria Com carnavalesco estreante, mas que comemora 20 anos de experiência no samba em 2010, a Unidos de Vila Maria contará no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, a história do ferro. Com o enredo "A Indústria que manipula o Ferro é a mãe de todas as outras", a escola será a quinta a desfilar na primeira noite. Previsão de entrada na avenida: 2h55
Rosas de Ouro
A Rosas de Ouro é a penúltima escola a desfilar no primeiro dia do carnaval paulistano. Com o enredo "O cacau é show", a agremiação conta a história do cacau e da produção do chocolate. O abre-alas vai contar sobre a descoberta do fruto pelos espanhóis. Previsão de entrada na avenida: 3h50.
Vai-Vai
Os últimos 80 anos de História, os 80 anos de copas do mundo e os 80 anos de fundação da escola. São todas essas comemorações que a Vai-Vai levará ao sambódromo. A agremiação, a última a entrar no Anhembi, tem como enredo "80 anos de arte e euforia. É bom no samba, é bom no couro. Salve o duplo jubileu de carvalho". Previsão de entrada na avenida: 4h45.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora