Testes são realizados em seis postes instalados próximo ao restaurante do parque| Foto: Valdecir Galor/SMCS
Cada poste funciona como uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles

Quem passar pelo Parque Barigui nas próximas semanas pode estranhar um pouco a estrutura de seis postes que ficam próximos ao restaurante. Mas as peças que foram acopladas às estruturas têm importante propósito: são sistemas fotovoltaicos que captam a energia solar durante o dia para gerar energia elétrica para ser usada pelas lâmpadas durante a noite.

CARREGANDO :)

Até a primeira semana de outubro, a secretaria municipal de obras públicas avaliará o custo/benefício do sistema em relação ao uso de eletricidade convencional. Segundo a prefeitura, será calculada a relação entre o gasto atual com o consumo de energia com o custo de investimento no sistema à energia solar. Se os resultados forem positivos, a ideia é substituir os 102 postes de iluminação da pista de caminhada do Barigui pelo novo modelo.

Os postes solares têm seis metros de altura e as baterias que se carregam com a luz ficam no topo das hastes, perto da lâmpada. Cada poste funciona como uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. Além disso, de acordo com a prefeitura, não é necessário sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.

Publicidade