O primeiro dia de funcionamento dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casvs) teve problemas pontuais de organização, falha no sistema e reclamações de quem é de fora de São Paulo.
No posto da Avenida José Maria Whitaker, na Saúde, zona sul, a expectativa era de receber 1,7 mil pessoas na segunda-feira (8), mas a meta é atender o dobro. O atendimento levava até 20 minutos. Mas o agendamento ainda demora 25 dias. No total, 1.638 pessoas foram atendidas ontem na capital.
No meio da tarde, uma provável falha no sistema acusava um erro no endereço dos solicitantes - grande parte das pessoas que chegaram entre 15h e 15h30 foi encaminhada para uma fila específica que servia para corrigir erros no formulário DS-160, preenchido pela internet.
O Consulado dos EUA e a empresa administradora do Casv atribuíram o problema a erros de digitação das pessoas na hora de preencher o formulário. Os atendentes, porém, falavam em falhas do sistema, que não reconhecia alguma informação específica no campo "endereço".
O atendimento é por ordem de chegada, mas não adianta chegar muito antes do horário marcado: às 14h, por exemplo, só consegue entrar quem agendou até 15h. O restante fica do lado de fora, na rua. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
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