O programa de combate à exploração infantil que percorre as estradas do Brasil alertando caminhoneiros para a importância de denunciar esse tipo de crime está em Curitiba desde ontem. Em menos de dois anos, mais de 13 mil denúncias foram feitas em todo o país, 497 delas no Paraná (a maioria por caminhoneiros). O estado é o 9.º em número de delações.

CARREGANDO :)

No entanto, quando o total é relacionado ao número de habitantes, o Paraná passa a ser o antepenúltimo da lista, com média de 5,52 denúncias para cada 100 mil pessoas. "O problema da prostituição está ligado à miséria e à falta de recursos. Os focos no Sul do país são menores do que no Nordeste. O problema existe, mas não é tão exposto quanto em outras regiões", opina o coordenador do projeto Siga Bem Criança, Álvaro Vaccari.

O coordenador ressalta a importância do caminhoneiro no auxílio ao combate da exploração infantil. "Não há categoria que esteja em todos os locais do país como o caminhoneiro. Eles são os fiscais da estrada", afirma. A partir de uma ligação gratuita (0800990500), casos de prostituição de crianças e adolescentes podem ser investigados e solucionados.

Publicidade

Com o programa, os caminhoneiros conscientizam-se de que podem contribuir no combate da violência infantil. As denúncias são repassadas ao Conselho Tutelar. O Siga Bem Criança é patrocinado pela Petrobras e faz parte da caravana Siga Bem Caminhoneiro.

Serviço: qualquer pessoa pode fazer denúncias contra a exploração infantil pelo número 0800990500.