Paraná tem bom desempenho em vacinação
A meta para essa edição da Campanha Nacional de Vacinação é imunizar 95% do público alvo, conforme estipula o Ministério da Saúde. O Paraná tem um bom desempenho histórico em vacinação, na campanha do ano passado, por exemplo, 97% das crianças de todo o estado receberam a dose contra poliomielite. Já Curitiba ficou entre as sete capitais brasileiras que atingiram a meta estipulada pelo MS, ao lado de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC).
Logo no primeiro dia, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomelite, iniciada no último sábado (8), o Paraná superou a marca de 200 mil doses de vacinas aplicadas contra a poliomielite e o sarampo (tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola). A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa) é vacinar, até dia 28 de novembro, quando a campanha é encerrada, 657.284 crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, que devem receber a vacina contra pólio; e 580.213 crianças com idade a partir de um ano até cinco incompletos a serem vacinadas contra o sarampo.
Para atender essa demanda, 2,5 mil postos de saúde oferecerão as vacinas gratuitamente a partir das 7 horas até 18 horas, de segunda à sexta-feira. Os pais que ainda não levaram seus filhos podem comparecer à unidade de saúde mais próxima munidos da carteira de vacinação da criança. Em caso de perda, é providenciada uma carteira provisória e, depois, os pais devem resgatar o histórico de vacinas para a emissão da versão definitiva do documento.
Em Curitiba, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até hoje ao meio-dia, foram aplicadas 26.208 doses contra poliomielite, o que representa 25,46% da meta municipal; e 22.260 doses da tríplice viral, correspondendo a 24,6% da meta. Até o fim da campanha, a SMS estima que 103.054 crianças recebam a vacina contra pólio e 93.514 a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola.
As vacinas são aplicadas em 109 unidades de saúde, entre 7 e 18 horas; nas unidades Ouvidor Pardinho, Camargo (Cajuru), Eucaliptos (Boqueirão), Bairro Alto (Boa Vista), Oswaldo Cruz (CIC), Vila Guaíra (Portão), Bairro Novo, Concórdia (Pinheirinho), Santa Felicidade, Monteiro Lobato (Pinheirinho) e Pilarzinho, a aplicação é feita até 21h30.
Cobertura vacinal deve estar em dia
A ida ao posto de saúde é também uma boa oportunidade para atualizar as vacinas em atraso não há contraindicação na aplicação de mais de uma dose. "É sempre importante manter o esquema vacinal atualizado. Se houver alguma pendência, a criança pode tomar a vacina na hora", explica João Luis Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião