• Carregando...

Atualizado em 19/04/2006 às 19h40

A suspeita de novos casos de febre aftosa em municípios do Mato Grosso do Sul levou o Paraná a montar barreiras de fiscalização na divisa entre os dois estados. O Ministério da Agricultura ainda não confirmou, mas informações extra-oficiais apontam para um novo foco de febre aftosa no município de Japorã, extremo Sul do estado, a aproximadamente 15 quilômetros de distância do Paraná.

De acordo com o ParanáTV, está proibida a entrada de animais e produtos derivados da carne de gado vindos de Mato Grosso do Sul. Os veículos que cruzam a divisa estão sendo inspecionados e pulverizados para eliminar a possibilidade de contaminação

Na reta final dos trabalhos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para controlar a doença, o fantasma da aftosa ameaça voltou a assombrar o Mato Grosso do Sul. A suspeita está sendo investigada em duas propriedades do município. Dos 134 animais submetidos à análise sorológica, 22 exames teriam resultados positivos.

A suspeita surgiu durante coleta de rotina de animais da região onde se concentraram os focos registrados em outubro de 2005, nos municípios de Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí. O Mato Grosso do Sul teve 33 casos de aftosa no ano passado. Por causa do problema sanitário, 56 países fecharam, de forma integral ou parcial, suas portas para a carne bovina brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]