A gripe A (H1N1) causou a primeira morte no Paraná em 2013. O óbito aconteceu há 46 dias. Um homem de 30 anos morreu após ficar internado três dias no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. A vítima foi internada no dia 27 de março com suspeita de pneumonia, mas seu quadro clínico se agravou após o terceiro dia de internação.
Apesar de a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não confirmar o óbito e tratar o caso apenas como suspeita, a reportagem apurou que o Laboratório Central do Estado (Lacen), com sede em São José dos Pinhais (Grande Curitiba), já informou os organismos de saúde que os resultados dos exames foram positivos. Até mesmo a família da vítima já teve a confirmação da morte pela doença.
A mãe e uma das irmãs do rapaz explicaram que, assim que o quadro dele se agravou, médicos e enfermeiros já consideraram a possibilidade da doença. "Dias depois da morte nós fomos comunicados de que a causa era a gripe A, mas que a confirmação ainda dependia do resultado dos exames", disse a irmã, que pediu para não ser identificada.
A assessoria da Sesa informou que a morte é tratada apenas como suspeita e negou que o Lacen já tenha divulgado os resultados dos exames feitos a partir de amostras de sangue da vítima. A secretaria também não deu prazo para que eles sejam divulgados oficialmente.