Paranaenses que sofrem de câncer no fígado podem contar com uma nova opção de tratamento. No início deste mês, foi realizada em Curitiba a primeira cirurgia com o uso de um aparelho emissor de radiofreqüência. Até então, esse tipo de tratamento estava disponível somente em São Paulo e Porto Alegre. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo João Eduardo Leal Nicoluzzi, do Hospital Ecoville, o novo procedimento permite que o tumor seja tratado sem a necessidade de remoção de parte do órgão. A técnica consiste na aplicação de uma agulha no centro do tumor, capaz de emitir ondas de calor que destroem a neoplasia.
Para o médico, a grande vantagem do procedimento está na possibilidade de queimar somente o tumor, evitando danos em outras partes do órgão. A técnica da radiofreqüência pode ser aplicada em tumores de até cinco centímetros.
"O tempo de recuperação é reduzido de dez para cinco dias e a duração da cirurgia também é menor. Enquanto nas cirurgias antigas precisávamos de até oito horas, com essa nova alternativa conseguimos eliminar o tumor em apenas uma hora e meia. Além disso, os riscos são muito menores", conta.
Dependendo do tamanho do tumor, o tratamento pode ser feito até mesmo sem a necessidade de cortes, apenas com a aplicação de uma agulha diretamente na pele.
A terapia com radiofreqüência é indicada quando não existe mais a possibilidade de se realizar a cirurgia para retirada de parte do fígado, como na cirrose, ou na presença de mais de um tumor.
A aposentada Guiomar Tadra, de 74 anos, primeira paciente a ser submetida ao procedimento, tinha dois tumores no fígado e, pela idade avançada, não teria condições de realizar uma cirurgia agressiva para a retirada dos nódulos.
"Lutamos com o câncer dela já há oito anos. Primeiro ela teve um tumor no ovário, depois no intestino. Os dois foram tratados com cirurgia, mas dessa vez seria agressivo demais", conta o marido Iaroslau Tadra.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora