Um empreendimento inédito em território nacional será instalado na região metropolitana de Curitiba. O canteiro de obras do Centro de Educação Profissional em Asseio e Conservação (Cepac) foi inaugurado ontem, em Almirante Tamandaré. Com um custo aproximado de R$ 2,5 milhões, o centro deve ficar pronto até novembro e formará profissionais como faxineiros, jardineiros, copeiros, varredores, serventes e coletores.
O complexo educacional, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), ofertará 43 cursos básicos e dois técnicos a 2,5 mil alunos. Além de salas de aula, terá laboratórios, auditório multifuncional e biblioteca.
Qualificação
O empreendimento atende a um nicho de profissionais carentes em formação. Estima-se que o Paraná congregue 40 mil trabalhadores neste setor, grande parte com baixa escolaridade. "A tecnologia evoluiu tanto que alguns trabalhadores desta área mal conseguem manusear os equipamentos básicos", afirma o diretor da Facop, Manassés Oliveira. "Os profissionais precisam ser qualificados, e por isso este centro é fundamental", confirma o coordenador do projeto e futuro diretor do Cepac, Pedro Paulo Guerreiro Carneiro. Os profissionais terão acesso a treinamento especializado, subsidiado ou gratuito, sobre uso adequado de produtos, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião