Em homenagem aos 100 anos do escotismo, comemorados em 2007, o Largo Baden Powell, também conhecido como Praça do Escoteiro, no bairro Rebouças, em Curitiba, vai ganhar uma nova cara. As obras na pequena praça de 942 metros quadrados, que fica na confluência das avenidas Sete Setembro, Affonso Camargo e Rua Mariano Torres, começaram nesta semana e devem ser finalizadas em até 90 dias. O investimento é de R$ 150 mil.
Esta é a primeira grande reforma no local desde a década de 60, quando o largo foi implantado e batizado com o nome do fundador do escotismo. O novo projeto arquitetônico da praça prevê que a estátua de bronze do escoteiro, que fica em cima de um bloco de concreto, seja instalada no solo.
No piso central será feito um mosaico de petit-pavé com o símbolo do escotismo e ao redor serão instalados quatro feixes de bambus com sete metros de altura que sustentarão refletores nas pontas. À noite, o reflexo da luz nos feixes projetará imagens no piso do largo simulando raios de sol. "A idéia é dar um aspecto bucólico à praça", comenta o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sérgio Tochio.
Parte do atual piso de paralelepípedo será trocado por blocos de concreto. Outra parte será apenas retirada para desafogar as raízes das árvores e também melhorar a permeabilidade do solo. No lugar serão feitos canteiros de flores e gramado. Outra mudança é em relação à banca de revistas, que será transferida para uma área mais central do Largo.
"Tenho a lembrança de todos os detalhes da praça na cabeça, mas é bom mudar, renovar", afirma o freqüentador da Praça Osvaldo Plaine Júnior, 40 anos, cego desde 2001. "A revitalização vai dar um novo visual para o local e mais representatividade para o movimento escoteiro", afirma o diretor de marketing da União dos Escoteiros do Brasil, Marcelo Oliveira. O escotismo é um movimento mundial que surgiu há 100 anos na Inglaterra. No Paraná há cerca de 6 mil escoteiros 3 mil apenas em Curitiba.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora