Público assiste à missa do padre Reginaldo Manzotti na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo
Beto Richa, governador do Paraná, e a esposa dele, Fernanda Richa, rezam durante missa celebrada no Dia do Trabalho, em Curitiba
Padre Reginaldo Manzotti celebra missa ao lado do governador do Paraná, Beto Richa
Fiéis comparecem à tradicional missa do Dia do Tabalho, que este ano ocorreu na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, em Curitiba
Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas estiveram pela manhã nas atividades do 1º de Maio Solidário
CARREGANDO :)

A Força Sindical do Paraná realiza nesta quarta-feira (1º) a 12ª edição do 1º de Maio Solidário em Curitiba, em comemoração ao Dia do Trabalho. As atividades acontecem na Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu. A abertura do evento contou com uma missa ao trabalhador celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas estiveram pela manhã nas atividades. Até o final da tarde, a PM estima que o público seja superior a 20 mil. Já a organização do evento acredita que 100 mil pessoas passem pelo local.

Publicidade

Além de Curitiba, a Força Sindical realiza atividades em outras 18 cidades paranaenses: Antonina, Assaí, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaraqueçaba, Irati, Lapa, Londrina, Maringá, Matinhos, Ponta Grossa, Morretes, Pontal do Paraná, Pato Branco e Rio Azul.

O evento conta com feiras gastronômicas, brinquedos para as crianças e postos de serviço, como da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e da Agência do Trabalhador. Na agência, o público tem a oportunidade de procurar vagas de emprego. É o caso de Isabel Fátima Jorge. "Estou procurando um emprego melhor e espero contar com a sorte nesse Dia do Trabalho", diz a auxiliar técnica administrativa.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Regina de Lara, a data visa conscientizar os trabalhadores sobre o dia 1º de Maio. "A data é muito importante e deve ser trabalhando junto aos trabalhadores", diz.

Regina Guimarães, do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, afirma que além de comemorar os avanços das categorias, as reivindicações devem prosseguir. "Hoje estamos em clima de celebração, mas sempre temos que lutar por melhores condições de trabalho", salienta.

Programação

Publicidade

O evento da Força Sindical conta com o apoio do governo do Paraná. Diversas lideranças, como o presidente da Força Sérgio Butka e o governador do Paraná, Beto Richa, irão se pronunciar ao longo da tarde. Na ocasião, o governador assina o decreto para o reajuste do novo salário mínimo regional.

Na programação, às 15 horas, um sorteio de 5 carros zero km, 10 motos, 10 televisores, 10 computadores e 10 refrigeradores é o destaque. Haverá também shows com a dupla João Bosco & Vinícius, a partir das 17 horas.

Veja as imagens do 1º de Maio Solidário em Curitiba