As praias poluídas do litoral paranaense poderão ser interditados para a entrada de banhistas durante este verão. Segundo o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, a qualidade da água de 36 pontos de banho no litoral serão monitorados pelo órgão. A freqüência da análise laboratorial da água pelo IAP também vai ser intensificada. E os boletins de balneabilidade, que até o ano passado eram emitidos uma vez por semana, passarão a ser divulgados duas vezes: aos domingos e nas quartas-feiras.
Caso as análises desta temporada cheguem a resultados semelhantes aos de anos anteriores, pelo menos quatro pontos já estão com possibilidade de interdição nos muncípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. O banho nos locais impróprios traz risco de doenças como cólera, febre tifóide e hepatite A.
Neste ano, há expectativa de uma melhora na balnealidade das praias, depois de um investimento de R$ 157 milhões feito nos últimos dois anos pelo governo do estado em tratamento do esgoto doméstico nos sete municípios do litoral. Hoje, o governador Roberto Requião inaugura a Estação de Tratamento de Esgoto de Guaratuba. Com isso, o índice de cobertura em coleta e tratamento de esgoto na cidade saltará de 28,9% para 46,6% das residências.
De acordo com o gerente da Sanepar no litoral, Denílson Belão, até o fim da temporada os veranistas já poderão perceber uma melhora na balneabilidade em pelo menos quatro pontos de Guaratuba. "Mas os usuários precisam fazer a ligação da sua residência à nova rede", afirmou. O diretor-presidente do IAP acredita que isso só poderá ocorrer de forma significativa em alguns anos. "A contaminação não vai ser esvaziada de repente, ainda deve demorar um pouco", esclareceu. (TD)
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora