Embora o preço muitas vezes seja um fator determinante na hora de escolher a escola particular para o filho, a pedagoga Elisa Dalla Bona, mestre em Educação e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lembra que existem outros fatores que devem ser levados em conta, como a estrutura física e o projeto pedagógico, antes de tomar a decisão final.
Segundo ela, uma medida importante e que evita surpresas desagradáveis é visitar os colégios. "Mas é preciso ter cuidado porque nesse período de pré-matrícula as escolas se preparam como vitrines para mostrar o seu lado artificial, inclusive com visitas pré-agendadas. Por isso é bom olhar sempre aquilo que elas não querem mostrar", afirma.
A educadora diz que os pais devem desconfiar de escolas que ofereçam muitas atividades extra-curriculares, como balé, natação e judô. "Às vezes isso é uma forma de encobrir uma educação precária", alerta. "É melhor saber se a escola tem biblioteca bem equipada, aulas especiais ou espaços de socialização."
Elisa sugere que os pais ou responsáveis visitem a instituição de ensino nos horários de entrada e saída de alunos, ideais para encontrar outros pais. "Quando um colégio é bom, é difícil achar um pai ou uma mãe que não elogiam", diz. E, se possível, leve o seu filho junto para visitar e opinar sobre a escola. "Decisão compartilhada é sempre o melhor caminho."
Se o fator preço ainda for preponderante, a educadora diz que os pais não devem ter preconceito de procurar um colégio público. "Existem escolas públicas de muita qualidade assim como há escolas particulares muito ruins."
Nas escolas estaduais, a transferência de alunos para 5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª séries e ensino médio acontece de 13 a 30 de novembro. Já o período de rematrículas tem início no próximo dia 16 e vai até 31 de outubro mesma data para rematrícula de 1.ª a 4.ª séries na rede municipal de Curitiba. Já as transferências também ocorrem somente em novembro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora