Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rodovias

Preço médio cobrado no Paraná é de R$ 14,35

A tarifa média paga por veículo unitário que passa nas praças de pedágio paranaenses é de R$ 14,35 – preço bem acima dos demais sistemas de concessão integrados no Brasil. O valor é calculado ao dividir toda a arrecadação com pedágio pelo número de veículos pagantes, levando em consideração que veículos pesados pagam, a cada passagem, bem mais do que automóveis.

Não é possível afirmar com base nesse indicador que o pedágio paranaense é o mais caro do país. A conta tem o objetivo de mostrar o quadro geral de cobrança – e bate com uma das principais reclamações dos usuário (preço alto). É evidente que os veículos com mais eixos, como caminhões e ônibus, têm participação considerável no peso da arrecadação das concessionárias do Paraná.

A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) rechaça qualquer comparação entre os diversos sistemas de pedágio e avalia que a divisão dos valores arrecadados pelos veículos pagantes mostra uma distorção, já que o preço cobrado varia de acordo com o eixo. Diante da comparação apresentada pela Gazeta do Povo, o coordenador de Concessão e Pedagiamento do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), Romeu Stencil, referendado por outros técnicos, também não concorda com a conta. "O sistema apresenta tarifas elevadas em relação ao perfil econômico do estado. Mas a divisão de receita por tráfego, contudo, é uma associação muito simples para uma questão que é complexa. Não leva em consideração fatores como tipo de veículo, investimentos e quilômetros percorridos. Assim, não retrata a realidade."

Somente comparações com outros modelos de concessão poderiam indicar se o sistema paranaense é caro ou não. Mas a variedade de fatores que precisam ser considerados na avaliação é tão grande que inviabiliza qualquer tentativa de encontrar um parâmetro perfeito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.