O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), apresentou nesta segunda-feira (08) a proposta para municipalizar a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. A idéia foi lançada durante o Fórum Popular em Defesa do Porto de Paranaguá Público e Municipalizado, realizado no plenário da Câmara Municipal do Município. Também participou do debate o deputado federal Ricardo Barros (PP), autor do decreto legislativo que suspende o convênio entre a União e o estado do Paraná que concede a administração do porto ao governo estadual, por 90 dias, para que seja realizada uma auditoria.
No entender do prefeito, caso o decreto legislativo seja aprovado no Senado já passou pelo plenário da Câmara o município assuma a administração. "Nós, parnanguaras, defendemos sim, com todas as forças o porto público municipalizado. Política e administrativamente. O porto municipalizado segue o modelo europeu do Porto Authority e que está consagrado no Porto de Itajaí", discursou.
Segundo a Gazeta do Povo desta terça-feira, a idéia encontra resistência entre deputados da base do governo. O deputado estadual Rafael Greca (PMDB) argumenta que o município não tem condições de administrar o porto, uma vez que a sua manutenção e ampliação exige investimentos pesados. Para o deputado Ângelo Vanhoni (PT), é necessário que a comunidade de Paranaguá, como um todo, participe da elaboração de um plano diretor integrando o porto à cidade.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião