O prefeito de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), 62 anos, foi assassinado com tiros de fuzil e metralhadora na manhã de ontem, quando chegava para gravar seu programa semanal em uma emissora de rádio da cidade. O motorista do prefeito, Wellington Martins, também foi atingido pelos disparos e, até o final desta edição, estava hospitalizado em estado grave na capital paulista. Para a Polícia Civil, a execução foi encomendada e a hipótese de crime político não está descartada.
Quatro suspeitos foram presos em pouco mais de seis horas, numa operação que mobilizou cerca de 40 investigadores de sete cidades da Grande São Paulo. A principal pista do caso foi o carro usado pelos assassinos, roubado na capital na quarta-feira. O veículo estava em um matagal, nas margens da Estrada da Pita (cerca de dois quilômetros do local do crime), com o banco encharcado de gasolina.
Dois suspeitos que estavam próximos do carro foram detidos por volta das 10 horas, quando tentariam incendiar o automóvel, segundo a polícia. No fim da tarde de ontem, mais dois suspeitos foram detidos no mesmo matagal. Um exame feito constatou que eles tinham marcas de pólvora nas mãos. Todos os presos teriam antecedentes criminais.
Paschoalin foi alvejado por dois homens encapuzados quando descia do carro. Eles dispararam 16 vezes. A maioria dos tiros atingiu o rosto do prefeito. Em seguida, os assassinos atiraram três vezes contra o motorista. Os disparos puderam ser escutados pelos ouvintes da rádio.
Investigação
O crime de ontem é o quarto caso envolvendo personagens da vida pública de Jandira no ano. As investigações das mortes de um ex-vereador e de um suplente ocorridas em julho e da invasão ao apartamento da filha de Paschoalin serão unificadas ao inquérito do assassinato do prefeito.
Ana Beatriz Paschoalin, filha do prefeito assassinado, deixou a cidade depois que sete homens armados tentaram invadir o apartamento onde vivia com o marido, em 20 de setembro. Ela deve prestar depoimento à polícia na segunda-feira, o que é considerado fundamental para o esclarecimento do crime. O caso está sendo investigado pele Setor de Homicídios da Delegacia Seccional de Carapicuíba, cidade vizinha de Jandira.