Em Peabiru, na região Centro-Oeste do Paraná, não há expediente nesta sexta-feira (11) na prefeitura e em algumas empresas da cidade. Não se trata de feriado ou data festiva, pelo contrário. A população foi convocada para participar de um mutirão contra a dengue.
O ponto facultativo foi a opção encontrada pelo novo prefeito Claudinei Minchio (PT) para combater os focos do mosquito transmissor da doença, que tem infectado dezenas de pessoas na cidade.
A preocupação não é para menos. Segundo o levantamento divulgado esta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Peabiru é a cidade do Paraná com o maior número de casos de dengue. Desde agosto do ano passado quando se inicia a curva epidemiológica da doença a cidade com pouco mais de 13,6 mil habitantes já teve 182 casos confirmados, dos quais apenas três são importados, ou seja, adquiridos em outras localidades. Também foram feitas 823 notificações (possíveis casos).
Segundo o prefeito, a situação já está pior do que foi divulgado pela Sesa, com quase 300 confirmações da doença e mais de mil notificações. Apesar de nenhuma morte ter sido registrada até o momento, o clima de preocupação aumentou por causa da confirmação da dengue hemorrágica (a forma mais grave da doença) em um morador de Peabiru que trabalha em Campo Mourão.
"Nós já realizamos um arrastão no último sábado, mas a situação está tão crítica que decidimos dar prosseguimento aos trabalhos. Estamos pedindo aos empresários que liberem seus empregados para aderir ao movimento", explicou. Na ação programada para esta sexta-feira, os trabalhos serão focados em calhas e caixas de água, que acabam servindo de criadouros ao mosquito Aedes aegypti.
Minchio também criticou a administração passada por não ter feito um trabalho de prevenção eficiente contra a doença. "É uma bomba que pegamos já detonada. Peabiru não tem infraestrutura de saneamento, não temos coleta seletiva, nem aterro sanitário", declarou o novo chefe do Executivo. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito João Carlos Klein (PMDB), mas ele não foi localizado para comentar as críticas feitas pelo seu sucessor.
Peabiru faz parte da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, que concentra o maior número de casos da doença no Paraná. Desde agosto do ano passado foram 196 casos confirmados e 967 notificações. Na sequência, aparece a 16ª Regional de Saúde de Paranavaí, com 146 confirmações de dengue e 455 situações notificadas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora