O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) defendeu a internação de usuários de crack com mais de cinco anos de consumo. A declaração foi dada durante visita às obras de uma unidade do programa Vila Reencontro, que oferece moradia à população em situação de rua, no Anhangabaú, nesta sexta-feira (13), segundo a Folha de S. Paulo e G1.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Nunes afirmou que 51% das pessoas na Cracolândia estão com comprometimento da atividade pulmonar e a grande maioria dos usuários com 50% do pulmão. "Estão se encaminhando para a morte e não vamos fazer nada?", questionou.
"Se o atendimento for internação involuntária, compulsória, se for comunidade terapêutica, seja ele qual, a prefeitura e o governo do estado dará a ele. O que a gente não pode é ter as pessoas jogadas na rua, se consumindo com o crack", disse. O prefeito afirmou ainda que irá trabalhar com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), para a concretização dessas ações.
Nesta semana, dependentes químicos da Cracolândia pintaram uma faixa branca onde há uma concentração de usuários e de venda de drogas, na Rua Vitória, demarcando o espaço. Depois, o prefeito mandou apagar a faixa e declarou que as delimitações só podem ser realizadas pela gestão municipal
Em 2021, em entrevista à Gazeta do Povo, o procurador Marcelo da Rocha Monteiro afirmou que, longe de ser inviável, a internação compulsória é necessária quando o dependente químico perdeu completamente a capacidade de tomar decisões por si próprio: "Ela é necessária, desde que o médico constate que aquele indivíduo, em razão da dependência, já não tem a plena capacidade de autodeterminação – ou seja, já não tem discernimento, pela ação das drogas, para decidir o que é melhor para ele próprio", destacou.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora