Ibitinga (a 347km de São Paulo) virou piada na internet por causa da reforma de um chafariz, divulgada pelo Facebook da prefeitura nesta terça-feira (21).
O monumento, erguido em 1917 em frente à igreja matriz, recebeu cores vibrantes, além de reforma hidráulica e elétrica. Custou, ao todo, R$ 14 mil.
O resultado, porém, não agradou a maior parte dos comentaram a novidade pelas redes sociais.
As comparações vão de “projeto infantil” a uma versão brasileira da desastrosa restauração de uma pintura de Cristo, do século 19, realizada em 2012 por uma mulher de 80 anos, e que virou atração turística na cidade de Borja, na Espanha.
Mas as reações não parecem ter incomodado o prefeito Florisvaldo Antônio Fiorentino (PSDB), que defendeu o trabalho e afirmou que não pretende desfazer a reforma.
“Ficou muito bonito, eu gostei do resultado. O patrimônio não é tombado e, em Ibitinga, a aprovação da restauração é de 90%”, disse à reportagem.
Segundo Fiorentino, as características originais da obra foram mantidas, com exceção de um revestimento de pastilhas nas laterais e das melhorias estruturais. De acordo com o prefeito, que cumpre seu terceiro mandato, o lugar estava abandonado.
“O chafariz estava em estado de putrefação, com água podre, parte hidráulica quebrada, infiltrações e risco de dengue. Não posso permitir que uma estância turística mantenha algo podre no centro da cidade, trazendo riscos”, diz.
“Demos apenas uma cor, e deve ser a 50ª cor que o chafariz recebe em todos estes anos. Geralmente deixavam pintado em cor de cimento. Sou nativo, sempre foi assim. Inclusive o chafariz já recebeu essas mesmas cores, antes. O pessoal está frequentando o local, tirando foto, virou atração, mas não por parte de críticas.”
A restauração do chafariz integra, na verdade, uma reforma na praça, ainda em andamento, que inclui a construção de um banheiro adicional.
Polêmica ‘benéfica’
De acordo com a prefeitura, a imagem divulgada que mostra o “antes e depois” da fonte alcançou 1,7 milhão de visualizações em pouco mais de 24 horas.
Para o prefeito, a polêmica beneficia o município, de 57 mil habitantes. “Foi bom para a imagem da cidade, espero que as pessoas venham visitar Ibitinga. O chafariz ficou 200% melhor.”
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora