O prefeito de Apucarana, no Norte do Paraná, Valter Pegorer (PMDB), está sendo acusado de usar dinheiro público para fazer promoção pessoal, em folhetos e anúncios em jornais da região. Segundo uma reportagem da Gazeta do Povo deste sábado, uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa foi proposta pelos promotores de Justiça Márcio Pinheiro Dantas Motta e André Del Grossi Assumpção, do Ministério Público (MP) Estadual.
Os representantes do MP afirmam que Pegorer abusa na utilização de suas próprias fotos. De acordo com o jornal, o prefeito aparece vacinando crianças, entregando cobertores e atendendo a comunidade em exemplares anexados no processo. Os promotores acreditam que o prefeito estaria se aproveitanto da verba municipal para promover também o filho, André Pegorer, pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB.
Como mostra a reportagem, em um anúncio de página inteira, veiculado nesta semana em um jornal da cidade, o prefeito aparece ao lado do filho, do governador Roberto Requião (PMDB) e do pré-candidato a deputado federal Rodrigo Rocha Loures Júnior (PMDB).
Defesa
Pegorer afirmou para a reportagem da Gazeta do Povo, nesta sexta-feira, que não entende que esses anúncios sejam de promoção pessoal e que irá contestar a ação na Justiça. Para ele, esse tipo de ação antecipa como será o clima eleitoral. "Há pessoas provocando esse tipo de desdobramento e o MP tem que fazer a parte dele".