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O Dia Mundial sem Carro nas duas maiores cidades do país foi marcado por ações educativas – e engarrafamentos. Em São Paulo, a cidade com a maior frota veicular do Brasil, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) saiu a pé de casa, no Jardim Europa, e foi de metrô até a prefeitura, no centro. "É a primeira vez na minha vida – eu que nasci em São Paulo e sempre morei em Pinheiros – que vou trabalhar de metrô", disse. Foi a primeira vez de Kassab, mas poderia não ter sido. A estação Faria Lima foi inaugurada em maio. Nesses quatro meses, o prefeito sempre optou pelo helicóptero ou pelo carro.

A capital paulista teve muito engarrafamento e desrespeito às iniciativas propostas pelo poder público. Por volta das 19 horas, havia 123 quilômetros de lentidão na cidade, número que chega na média máxima no ranking de engarrafamento da Companhia de Engenharia de Tráfego. Com sinalização tímida e sem orientação dos guardas de trânsito, as faixas exclusivas para a carona solidária, em nove avenidas movimentadas da cidade, não foram respeitadas.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Dia sem Carro reduziu o tempo de viagem em 3,5%, em média, no pico da manhã, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego. Alguém que gastava uma hora para chegar ao trabalho demorou pouco menos de 58 minutos, graças às pessoas que resolveram deixar o seu carro em casa.

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) foi trabalhar de bicicleta do bairro Vista Chinesa, área vizinha à residência oficial do prefeito, até o Leblon, onde cumpriu o primeiro compromisso oficial do dia.

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