Quase dois anos depois de assumir a conservação e manutenção do Jardim Botânico, a prefeitura de Curitiba abriu edital de licitação para empresas que queiram realizar serviços de manutenção, readequação e recuperação, fornecimento de máquinas e equipamentos, implantação de obras, projetos e serviços de engenharia neste que é um dos principais cartões postais da cidade. A contrapartida é que a empresa que “adotar” o parque poderá fazer veiculações publicitárias no espaço, conforme regras pré-definidas.
O recebimento e abertura das propostas de licitação vão ocorrer no dia 9 de junho, segundo a prefeitura. As empresas poderão fazer a escolha de manutenção por lotes ou por ficar responsável pela conservação de todo o espaço. A prefeitura dividiu o parque em três lotes: lote 1 – composto por Estufa Principal e Jardim de Nativas; lote 2 – Jardim Francês e Entrada; e lote 3 – Jardim das Sensações e Coleções. O valor total mínimo obrigatório é R$ 2.245.210,41.
A empresa que vencer a licitação poderá realizar a manutenção durante um ano, mas o contrato pode ser renovado anualmente por, no máximo, 60 meses. Em contrapartida, a empresa vencedora, seja no lote ou em todo o parque, poderá usar a imagem do local em campanhas publicitárias, além de poder explorar painéis internos no Jardim Botânico.
Desde novembro de 2013, a prefeitura é quem faz a manutenção e obras de reparo no espaço, por falta de interesse de empresas em adotarem o Jardim Botânico. Uma licitação chegou a ser aberta em dezembro de 2013 e outra no início de 2014, mas não houve interessados na proposta do poder público. O custo médio mensal para a administração pública fazer a manutenção do parque é de R$ 100 mil.