A prefeitura de Curitiba realizou nesta terça-feira (9) a pintura para retirada das ciclofaixas localizadas nas ruas da região central da cidade. O projeto, criado em outubro de 2011 pelo ex-prefeito Luciano Ducci, foi extinto no início de fevereiro pela atual gestão para remodelagem do conceito do projeto, que sofreu críticas desde a implantação. O novo projeto pretende garantir as demandas de mobilidade e segurança pedidas pelos cicloativistas, além de atender itens técnicos requisitados pelos órgãos relacionados ao tema, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria de Trânsito (Setran) e Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).
Com 4 km de extensão, o trajeto, batizado de "Circuito Ciclofaixa", foi alvo de diversas críticas desde sua criação, como o fato de ter sido construída no lado errado da via. Ele perdeu importância também devido a baixa adesão dos usuários nos três primeiros domingos de janeiro, em média, 274 ciclistas utilizaram as faixas demarcadas em seu horário de funcionamento (entre 8h e 16 horas).
Segundo a assessoria da SMELJ, o novo circuito, que inicialmente seria inaugurado no dia 29 de março, no aniversário de Curitiba, está com seu lançamento previsto para o próximo dia 14. Ele será instalado na Av. Cândido de Abreu, entre o Passeio Público e a Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no mesmo dia e horário. Entretanto, os detalhes sobre o funcionamento do programa ainda não foram divulgados.
Ciclofaixa pintada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora