O novo diretor da regional Matriz de Curitiba, Luiz Ha­­yakawa, se comprometeu a ajudar o grupo de comerciantes do bairro São Francisco. Segundo ele, o município já investe na revitalização do Largo da Ordem e em parte da área central da cidade.

CARREGANDO :)

Na última semana, a prefeitura anunciou a instalação de mais 20 câmeras de vigilância na cidade. Duas delas foram colocadas na Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco. No Largo da Ordem, já há monitoramento por vídeo.

Hayakawa diz que pretende se encontrar com os comerciantes para conversar sobre as prioridades e o planejamento do grupo para a criação do polo cultural no São Francisco. "Essa política de revitalização é gradativa. A mobilização da comunidade é importante e isso é bom para a cidade", elogia. Segundo Hayakawa, a regional pode tentar mobilizar a Fundação Cultural e a Secretaria Municipal Antidrogas para articular o processo.

Publicidade

Já a Polícia Militar informa que vai intensificar o policiamento na região. A PM afirma que já faz patrulhamento com motos durante o dia e com viaturas à noite. A região do Largo da Ordem conta com a sede da Patrulha Escolar Comunitária (PEC), onde fica a central das câmeras de segurança.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Setor Histórico, Roberto Kaiser, confirma que há falta de policiais no bairro. "É um problema de toda cidade", afirma. De acordo com ele, depois que a PEC começou a monitorar parte do bairro, o problema da insegurança dininuiu um pouco.

A polícia reclama da falta de participação da comunidade nas reuniões do Conseg. Para a PM, é preciso que as pessoas participem mais, para colaborar com o policiamento. A polícia ainda pede que a população ligue sempre que necessário para os telefones de emergência 190 e 181.