A prefeitura de Cascavel, no Oeste do estado, está apoiando a divulgação de um filme erótico. A produção regional, chamada Amizade Íntima, com direção de Andoza Ferreira conhecido como Abacate e Natanael Soares, está sendo divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura e será a principal atração do 1.° Festival Internacional de Cinema de Cascavel (Fica), entre os dias 6 e 31 de julho. O filme também está disponível em DVD nas locadoras.
O secretário de Cultura de Cascavel, Júlio César Fernandes, afirma não haver problema em a prefeitura divulgar uma obra erótica o filme não conta com cenas de sexo explícito, mas de nu frontal. Por isso, além de ser o principal atrativo no Fica, a obra será levado a outros festivais nacionais, como o de Brasília um dos principais do país. "Não é papel do agente cultural censurar a produção artística. Tanto que a prefeitura também está apoiando uma exposição fotográfica sobre a diversidade sexual."
Segundo Fernandes, até agora não houve nenhuma reclamação. "Mesmo os setores mais conservadores estão respeitando a obra", ressalta. O apoio do poder público a esse tipo de produção não chega a ser novidade. A própria ditadura militar, por meio da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), chegou a distribuir e divulgar filmes eróticos nos anos 70. As pornochanchadas, como eram conhecidas, acabaram sendo substituídas por filmes de sexo explícito no começo dos anos 80.
O novo filme da safra cascavelense narra a história de dois amigos que se reencontram. Um deles convida o amigo e a esposa para passarem um fim de semana no campo. Lá, os dois casais passam a viver aventuras sexuais. "Eu quis narrar no filme a liberdade entre esses dois casais jovens", explica Abacate, que é radialista e bancou os R$ 118 mil da produção.
O elenco de Amizade Íntima é amador e de Cascavel. Entre os cinco atores da trama há dois garçons, uma garçonete, uma enfermeira e uma atendente de farmácia. "Estou lançando esse pessoal. Um deles até vai tentar a sorte como ator em São Paulo", relata Abacate.
Além de Amizade Íntima, Abacate que diz já ter feito de tudo no cinema tem outras quatro produções. As comédias Chuva de Lingüiça e O Morto (ambas de 93), o pornô A Paixão e o também erótico A Outra Metade. Agora ele está produzindo outra comédia, A Casa Mal-Assombrada, a ser rodado em Cascavel, Curitiba e Castro.