De um lado a construção de uma nova usina de asfalto na Rodovia dos Minérios, cujo edital de licitação deve sair no início de janeiro, e a reforma da unidade já existente na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). De outro, parcerias com a população para substituir o pavimento das ruas cobertas com saibro. Esses são os dois flancos por onde a prefeitura pretende enfrentar os problemas de pavimentação no ano que vem.

CARREGANDO :)

Essas medidas devem tornar a capital auto-suficiente na produção de massa asfáltica, segundo o poder público municipal. O asfalto produzido na Usina da CIC já garante dois terços do que a cidade precisa para as operações tapa-buracos, manutenção e pavimentação de ruas pelo sistema de parcerias, informa a assessoria da prefeitura.

Esse sistema de parcerias, que já foi implantado em todas as regionais da cidade, funciona da seguinte maneira: parte do material para a pavimentação – tubos de drenagem, brita e meio-fio – é doada pelos moradores, que têm a possibilidade de fazer a compra em empresas na própria comunidade. A prefeitura oferece toda a parte técnica, a mão-de-obra e a capa asfáltica produzida na Usina de Asfalto do município.

Publicidade

Os moradores envolvidos têm participação direta em todo o processo, do levantamento técnico da obra a ser realizada à execução do serviço. Ao comprar diretamente o material em empresas da própria região, os cidadãos conseguem melhores preços e não precisam pagar a contribuição de melhorias normalmente cobrada junto com o IPTU do ano seguinte.

As parcerias são viabilizadas por meio da organização dos moradores, que podem contar com as associações comunitárias. O pedido para a pavimentação da rua em parceria deve ser entregue diretamente à administração regional do bairro. A avaliação de cada rua é feita pelos engenheiros dos distritos de manutenção urbana, da SMOP, e os trabalhos só começam depois que todo o material está comprado e à disposição das equipes que vão executar a obra. A prefeitura calcula que 15 quilômetros de ruas de saibro já estejam sendo reformados pelo sistema. (LP)