Obras serão feitas quadra a quadra para atrapalhar o mínimo possível o fluxo de veículos e pedestres| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Começaram ontem em Curitiba as obras de revitalização da Rua Riachuelo. O projeto prevê alteração nas calçadas, nova iluminação, paisagismo, instalação de câmeras de monitoramento, rede subterrânea de cabos e sinalização para o turismo. A prefeitura vai investir R$ 860 mil. A previsão de inauguração é para março de 2010, nas comemorações do aniversário da cidade. O objetivo é estimular o comércio da região e integrar a Riachuelo ao Corredor Cultural, projeto que prevê a modernização do Centro.

CARREGANDO :)

As obras começam no lado esquerdo da via e serão feitas quadra a quadra para não atrapalhar o fluxo de carros e pedestres. Na quadra que estiver com obras o estacionamento ficará proibido. Equipes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estão orientando os motoristas. Entre os dias 10 de dezembro e 11 de janeiro, o trabalho será suspenso a pedido dos comerciantes lo­­cais para não atrapalhar as vendas do Natal.

A primeira parte da reforma será a alteração nas calçadas. As pedras portuguesas serão substituídas pelo mesmo material que hoje reveste o calçamento da Praça Generoso Marques. Será feita uma tubulação subterrânea para abrigar a fiação de tevê a cabo, telefonia e fibra ótica. Só ficará suspensa a fiação elétrica, o que ajuda na despoluição do visual. Os postes de iluminação também serão trocados, mas somente após a conclusão da primeira etapa. Haverá cinco novas câmeras de monitoramento desde o Passeio Público até o Paço Municipal.

Publicidade

O administrador da Regional Matriz, Omar Akel, afirma que essa foi uma reivindicação dos próprios moradores e comerciantes. "A Riachuelo já foi uma das vias mais importantes da cidade, muito conhecida pelo comércio. Mas, com o passar dos anos, acabou ficando à margem do grande fluxo de carros e ficou durante muito tempo esquecida. Para quem circula nesta região, haverá mais conforto, segurança e ambiente bem iluminado. Além disso, há um trabalho de modernização com as lojas do local." Outra possibilidade é que no futuro a rua poderá abrigar um bonde turístico, fazendo uma ligação com o Passeio Público.

O vice-presidente da associação de moradores, amigos e lojistas da rua, Chaim Jader, diz que os comerciantes estão com uma grande expectativa em relação à obra. "Muitos têm seu comércio há anos e agora poderão ver aumento no volume e na qualidade dos clientes".

O comerciante Ademir Godoi conta que já sentiu diferença no movimento desde que o projeto começou a ser discutido. "Hoje atendo entre 30 e 40 clientes e pretendo dobrar esse movimento". Já o lojista Johnny Stopa ainda vê com ressalvas a mudança. Ele tem uma loja de móveis há 25 anos. "Precisamos de tudo: mais segurança, melhor iluminação e calçadas. Vamos aguardar para ver como vai ficar."

Serviço:

No próximo domingo, haverá a segunda edição do projeto "Vitrines na Calçada". A Rua Riachuelo ficará fechada e os comerciantes vão expor seus produtos nas calçadas. Há também atrações culturais.

Publicidade

Horário: entre 10 e 14 horas.