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Velocidade na Via Calma será de 30 km/h | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Velocidade na Via Calma será de 30 km/h| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba iniciou nesta quarta-feira (3) as obras para implantação da segunda Via Calma da cidade – projeto que cria espaços compartilhados entre ciclistas e automóveis. Ao custo de R$ 4,26 milhões, o projeto será implantado em um trecho de 7 quilômetros nas avenidas João Gualberto e Paraná. A velocidade máxima permitida para carros e motos no local será padronizada em 30 km/h – hoje ela varia entre 40 km/h e 30 km/h.

Ruas do Centro de Curitiba têm velocidade máxima de 40 km/h

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Os sete quilômetros que ligam o Santa Cândida ao Centro foram divididos em quatro lotes e os trabalhos começaram com a fresagem do asfalto. Em seguida, as avenidas ganharão nova capa asfáltica, pintura e sinalização – essa última de responsabilidade da Setran. As paradas nos semáforos ganharam as chamadas “bicicaixas”, espaços para os ciclistas se posicionarem enquanto o semáforo estiver no vermelho.

Para implantá-lo, a prefeitura terá de remover as vagas de estacionamento entre a Travessa Itália e a Rua Luiz Leão, na região do Colégio Estadual do Paraná. São pelo menos 30 vagas a menos no sentido bairro-Centro. Segundo o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Setran, Jorge Brand, o Goura, essa opção foi adotada para não prejudicar a fluidez do trânsito naquela região.

“Esse trecho é o único em que há a possibilidade de dois carros paralelos. Para não diminuir a fluidez, optamos por remover as vagas. Assim, teremos duas faixas de rolamento e mais a ciclofaixa. Mas é importante ressaltar que isso ocorrerá em apenas duas quadras de um projeto de sete quilômetros de extensão”, afirmou Goura.

O novo projeto é semelhante ao implantado na Avenida Sete de Setembro, onde, segundo a prefeitura, 80% dos ciclistas deixaram de trafegar nas canaletas. Os estudos que resultaram nesse porcentual podem ser conferidos aqui.

“Claro que ainda há gente transitando na canaleta. E até entendemos que isso ocorra por ainda não termos uma rede completa. A [Avenida] República Argentina, por exemplo, não tem ciclovia. Mas já temos um projeto pronto para ela também. De qualquer forma, o ciclista precisa entender que a faixa de rolamento é um espaço dele por lei e que ele perde todas as prerrogativas ao transitar na canaleta”, disse o coordenador da Setran.

Goura cita o projeto da República Argentina e também diz que a rede cicloviária da cidade ganhará novos projetos na Avenida Winston Churchill e na Rua Padre Anchieta.

O primeiro lote da nova Via Calma, entre a Rua Presidente Farias e Travessa Luthero, será executado pela Kokot Construções. Os outros três serão executados pela Betacem Construções e Empreendimentos. Com prazos distintos, a previsão é de que todo o projeto seja executado, no máximo, até o próximo mês de julho.

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