Mesmo sem data prevista para iniciar a operação do Ligeirão Norte, Curitiba abriu processo de licitação para executar a primeira etapa das obras de readequação no Corredor Leste-Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) para a implantação de uma nova linha de Ligeirão na cidade, dessa vez para atender o eixo Leste-Oeste, fazendo a ligação entre a CIC Norte e o Cajuru. A estimativa é de que a linha transportará até 80 mil passageiros por dia útil. A obra englobará 20,7 quilômetros, entre a Rua Eduardo Sprada, na CIC, e o Terminal Centenário.
A primeira fase de intervenções prevê a realocação de estações tubo e o alargamento da canaleta de ônibus para criar espaços de ultrapassagem, além da construção do Terminal CIC Norte/Eduardo Sprada. Também será implantada uma nova estação tubo, próxima ao campus Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial.
Todas essas intervenções serão realizadas em um trecho de 5,7 quilômetros ao longo da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, entre as ruas Eduardo Sprada e General Mário Tourinho. O trecho passa pelos bairros CIC, Campo Comprido, Mossunguê e Campina do Siqueira. O prazo para conclusão das obras é de 15 meses, contados a partir da contratação.
A execução dessa primeira etapa terá um custo de R$ 27,2 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. O investimento previsto para a construção de todo o eixo Leste-Oeste é de R$ 194,5 milhões, montante que será custeado pelo município e governo federal. A licitação das obras é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.
Diferenças
O projeto para o eixo Leste-Oeste não prevê desalinhamento entre as estações tubo, como o modelo aplicado nos eixos Norte e Boqueirão. Assim, a maioria dos tubos vai continuar frente a frente, porém, mais afastados graças ao alargamento da canaleta, de modo que o Ligeirão consiga realizar ultrapassagens.
Novo terminal
O terminal CIC Norte/Eduardo Sprada também receberá linhas alimentadoras da Estrada Velha de Campo Largo, da Cidade Industrial e da rua João Denbinski, fazendo ligação com o terminal da Fazendinha. O terminal Campo Comprido permanecerá como ponto de integração dos alimentadores do Jardim Gabineto, Riviera, Positivo e das linhas originárias das ruas João Falarz e Toaldo Túlio.
Trajeto
O eixo Leste-Oeste é formado pela rua Deputado Heitor de Alencar Furtado e pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo. Por ali também passam os biarticulados Centenário/Campo Comprido, que transportam 100 mil passageiros por dia, e o Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.