A Prefeitura de Curitiba anunciou que revitalizará a Praça Espanha, que fica localizada no bairro Bigorrilho. Na segunda-feira (7), o município publicou o edital de licitação no Diário Oficial. A previsão é que os envelopes sejam abertos no dia 9 de maio.
Ao todo, a prefeitura calcula que as obras custarão R$ 2,2 milhões, dos quais R$ 175 mil virão dos cofres do município, enquanto que o restante será financiado pelo governo federal, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a reforma terá duas etapas: uma antes e outra depois da Copa do Mundo, que ocorre entre os meses de junho e julho.
Num primeiro momento, o município informa que serão feitas a pintura externa dos equipamentos da praça formados pela Casa de Leitura Miguel de Cervantes, um Farol do Saber, um chafariz e um palco, entre outros e obras de infraestrutura elétrica. O prazo para a realização é de 30 dias.
Já a segunda etapa, que ocorrerá após o Mundial, irá perdurar por quatro meses, tempo em que a praça ficará fechada para o uso público. Entre as reformas anunciadas estão a ampliação do piso central, de 978 m² para 1,3 mil m², que será acrescido por um piso de cimento alisado com iluminação embutida.
Já a Casa da Leitura passará por uma reforma nas esquadrias, obras de acessibilidade nos sanitários, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias, prevenção de incêndio e instalação de um ar-condicionado. O palco instalado na praça também passará por melhorias .