A prefeitura de Curitiba começou a fiscalizar a faixa exclusiva de ônibus da Rua Desembargador Westphalen na manhã desta quarta-feira (22) depois de um período de orientação na via. A Gazeta do Povo percorreu o trecho, que vai da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Getúlio Vargas durante esta manhã, e presenciou apenas um caminhão de gás desrespeitando a marcação. No entanto, não havia agentes de trânsito para orientá-lo e a seguir ele deixou o local.
A maioria dos veículos não invadia a faixa, respeitando-a, inclusive, para as conversões à direita. Na Avenida Marechal Deodoro, que teve a implantação da faixa realizada no dia 24 de março, os motoristas também respeitavam o limite exclusivo dos ônibus e uma viatura da Secretaria Municipal de Trânsito circulava pelo local.
O motorista flagrado transitando no espaço pode ser multado em R$ 53,20 e receber três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo a administração municipal, a faixa exclusiva deve beneficiar cerca de 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela região. Além disso, a Urbs afirma que a velocidade média dos ônibus aumenta 30% com as faixas exclusivas.
Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para deixar ou pegar passageiros rapidamente, mas não poderão estacionar esperando.
As linhas que utilizarão o espaço são Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião