Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turismo

Prefeitura de Curitiba está sem verbas para o promover Natal

A prefeitura de Curitiba não tem verbas para a promoção do Natal. Por isso está procurando parceiros na iniciativa privada para garantir as festas e comemorações públicas do fim de ano.

Reportagem da Gazeta do Povo mostra que o Instituto Municipal de Turismo corre atrás da iniciativa privada para garantir em 2005 a realização do projeto Natal Encantado – Curitiba Solidária. Mesmo com a falta de verbas, a pretensão dos organizadores é grande. De acordo com o presidente do órgão, Luiz de Carvalho, a proposta é transformar a cidade numa referência de destino turístico durante as festas de final de ano.

A programação ainda está sendo fechada. Apresentações de corais nas ruas da cidadania das nove regionais do município estão entre as possíveis atrações. A abertura do programa está prevista para o dia 28 de novembro, no Castelo do Batel. O local vai ser transformado numa espécie de quartel-general do Natal. Dentro da mansão se o projeto vingar, deverão ser montadas exposições de presépios, oficinas de duendes e casa de brinquedo com visitação gratuita.

A programa prevê ainda eventos em parques e praças. Este ano, a apresentação do coral que ocupava a Praça Santos Andrade vai mudar de "lado". A escadaria da Universidade Federal do Paraná servirá de arquibancada e o espetáculo passa a ser realizado em frente ao prédio. Também estão previstos shows, como a chegada do Papai Noel, no Parque Barigüi.

A maior parte dos recursos necessários já foi negociada, mas a prefeitura ainda precisa de patrocínio para não comprometer o funcionamento da Linha do Natal, projeto em que um ônibus percorre os pontos mais enfeitados da cidade. Sem mais verbas, parte da programação fica comprometida.

Palácio Avenida

Enquanto a prefeitura ainda busca parceiros, o principal espetáculo natalino de Curitiba – o do Palácio Avenida, já transformado em cartão-postal da cidade –- está garantido, e com previsão de um número maior de apresentações. O Coral Infantil do HSBC estréia no dia 2 de dezembro, às 20 horas, com o tema "Amizade e União".

Devido à grande repercussão das edições anteriores, em 2005 as apresentações passam de oito para 11 dias. Com a mudança, os espetáculos no Avenida se estenderão de quinta a domingo, até 18 de dezembro, sempre às 21 horas. A previsão é atrair um público médio de 20 mil pessoas por dia, totalizando mais de 200 mil durante todas as sessões.

Além das eternas e aclamadas músicas natalinas, como "Noite Feliz" e "Sinos de Belém", o repertório deste ano ainda inclui novidades como as composições "Ciranda", de Gilberto Gil e Moacir Santos; "Filhote do Filhote", de Jean e Paul Garfunkel; e "Eu Quero Apenas", de Erasmo e Roberto Carlos. O ensaio das 40 crianças que integram o coral do HSBC já começou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.